Dica para Demora na Propagação de DNS

O maior problema que tenho quando preciso realizar a migração de sites e e-mails de uma hospedagem para outra é ter que aguardar o tempo de propagação do DNS. Nem todas as hospedagens contam com domínios temporários que facilitam sua vida (como a Locaweb). E nesses casos, precisamos cadastrar na nova hospedagem um domínio temporário. E claro: aguardar de 24 à 48 horas para então movimentar e-mails, arquivos e banco de dados da antiga hospedagem. Tudo depende do que você faz no Registro.br ou no seu registrador de domínios. Já tive situações onde o domínio já estava disponível em 2 ou 3 horas, mas em outras que já passavam mais de 2 dias. O tempo também varia conforme a prestadora de serviços: uma pessoa pode já estar acessando a nova hospedagem dentro da rede da GVT, enquanto você ainda acessa a hospedagem antiga dentro da rede da NET.

Se você, assim como eu, odeia esperar a propagação de DNS, saiba que você pode acessar a nova hospedagem independente do tempo de propagação. Basta você configurar seu computador para apontar o domínio X cadastrado no servidor de IP Y. Para fazer isso, edite o seguinte arquivo:

No Windows: C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\Hosts

No Linux: /etc/hosts

A configuração do arquivo é igual nos 2 sistemas operacionais. Esse é um exemplo do Linux:

Abaixo um exemplo do Windows:

Primeiro, cadastre o domínio temporário na nova hospedagem e obtenha o IP do Servidor da Hospedagem. Quando você se cadastra na nova hospedagem, o IP costuma vir junto ao e-mail de confirmação do cadastro, senão, basta entrar em contato com o suporte.

Antes de alterar o arquivo, faça uma cópia de segurança. Qualquer edição errada do arquivo, poderá trazer problemas de acesso à Internet.

No meu caso, eu fiz uma brincadeira. Ao invéz de cadastrar um novo domínio eu simplesmente usei um domínio já registrado: globo.com. Eu o cadastrei na nova hospedagem. Observe que ao acessar globo.com no navegador eu ainda acesso o site normal da Globo.

Em duas novas linhas, no arquivo hosts (no meu caso, estou usando Linux), adicionei o IP e depois o domínio globo.com com e sem o “www”:

Para testar, primeiro limpe o cache do seu navegador. Sem a limpeza do cache, o navegador pode ainda acessar o site da Globo. Agora acesse globo.com ou www.globo.com. Pronto! Você deverá visualizar o seu site ou alguma mensagem de Erro 404 da hospedagem.

F#&@-%* Propagação de DNS! Agora faça sua migração ou agilize o desenvolvimento do seu site! Depois não esqueça de remover os registros ou voltar o arquivo hosts de backup.

É claro que sem essa configuração no arquivo hosts, você e qualquer outra pessoa do mundo ainda terão que aguardar a propagação do DNS para acessar os serviços na nova hospedagem.

Além disso, podemos observar que essa mesma brincadeira pode ser utilizada para bloquear o acesso no computador de trabalho para determinados sites.

silvio

Sobre Silvio Tenfen Junior

Desenvolvedor Web com 5 anos de experiência. Especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerces com plataforma Magento. Trabalho também com desenvolvimento de Sistemas, integrações com ERPs, soluções de pagamento (Cielo, Rede, PagSeguro) e gerenciamento de sistemas em ambiente Cloud (Linux, Amazon Web Services).

4 comentários em “Dica para Demora na Propagação de DNS

  1. Cara! EU TE AMO!
    Muito obrigado.

  2. Me ajudou muito! 😀

  3. Alessandro

    Muito útil, obrigado

  4. Me ajudou bastante.
    Dica valiosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">