Efeito Fantasma: Desaparecimento de Produtos da Frontend do Magento

Nos últimos dias tive que restaurar o backup do banco de dados de uma loja Magento (versão 1.4.2). A príncipio os produtos estavam sendo exibidos corretamente na loja. Porém, após reindexar os índices, os produtos simplesmente desapareceram da frontend da loja. Detalhes importantes: os produtos apareciam no backend e todos estavam com estoque e categorias corretamente configuradas. Opa! O que aconteceu?

Pesquisei muito no Google e não encontrei respostas nos fóruns em português. Fui de atrás de conteúdo em inglês. Encontrei várias pessoas com o mesmo problema no Fórum Oficial do Magento, porém encontrei no artigo desse blog uma luz para o meu problema:

http://factory-interactive.com/blog/product-disappear-magento

Com base no artigo do blog acima eu tentei entrar na loja, porém autenticado. Para minha surpresa, os produtos reapareceram. Ou seja, apenas como usuário não-autenticado (visitante) é que meus produtos não estavam sendo exibidos. Analisando melhor o artigo, cheguei a uma tabela no banco de dados do Magento chamada customer_group. Essa tabela mostra os 4 tipos diferentes de grupos de clientes: visitantes (not logged in), comum, atacado e revenda.

Comparando com o banco de dados de outra loja Magento percebi que na loja funcional o valor da chave do grupo visitantes era 0 (zero) e na loja com problemas estava como 4. Fiz a alteração do valor da chave de 4 para 0 (zero) na loja com problemas. Não deu certo. Tentei a reindexação dos índices. Pronto! Estavam todos lá novamente! Uma única linha para resolver o problema:

Por algum motivo, eu acredito que o valor da tabela foi alterado durante a exportação. Já escrevi um artigo aqui que contém esse mesmo código que resolve o problema, porém descrito especificamente para resolver o problema de Erro 404 da Área Administrativa. Eu usei esse código na loja. Mas no meu caso, o valor do campo customer_group_code era “Visitante” e não “NOT LOGGED IN” como era descrito lá. Por isso o código não fizera efeito nesse caso…

Ufa! Essa foi por pouco!

silvio

Sobre Silvio Tenfen Junior

Desenvolvedor Web com 5 anos de experiência. Especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerces com plataforma Magento. Trabalho também com desenvolvimento de Sistemas, integrações com ERPs, soluções de pagamento (Cielo, Rede, PagSeguro) e gerenciamento de sistemas em ambiente Cloud (Linux, Amazon Web Services).

6 comentários em “Efeito Fantasma: Desaparecimento de Produtos da Frontend do Magento

  1. Olá, então eu tenho algumas dúvidas sobre o seu POST.
    Primeiro: Quando você fala da tabela, você se refere acessar o banco pelo PHPMyAdmin e lá abrir a tabela? Ou fala para procurar nas páginas PHP da loja? Se for a 2ª opção, em que parte da loja posso achar?
    Segundo: A tabela customer_group já está com valor “0” e já tentei todas as re-indexações possíveis. Nada adiantou. Será que se eu apagar o conteúdo da pasta VAR resolve?

    Já tentei várias coisas e nada adiantou… dá uma olhada se puder em http://www.digistore.com.br

    • Bom dia, Fabiano. Nesse artigo, todas as vezes que falo de tabela, estou me referindo a tabela do banco de dados. Tente limpar o cache do Magento (ou melhor, desative enquanto estiver com a loja em desenvolvimento) pelo painel administrativo, se não der certo, tente apagar o conteúdo da pasta /var. Limpar o cache do navegador também pode ser útil.

  2. Eu fiz isso, porém não deu resultado nenhum… Você poderia me dizer como funciona o Magento Connect? Como fazer uma atualização da versão 1.4.1 que é a que eu tenho para a 1.7.x … sem alterar a estrutura da minha loja…

  3. Olá esse tutorial me ajudou bastante! Parabéns pela iniciativa de compartilhar o conhecimento!

    Abraços!

  4. Obrigado por postar a solução, procurei muito no google até encontrar esse post e funcionou tudo certinho,
    Att.

  5. Pedro

    Muito obrigado amigo, a dias que estou procurado uma solução, encontrei aqui no seu post. Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">