Erro no envio de e-mail: blocked using zen.dnsbl

Nossa empresa contratou recentemente um servidor cloud com Linux que ficou sob meus cuidados. Já havia configurado a hospedagem para um cliente nesse servidor, junto com seus e-mail’s. Alguns dias depois, o cliente liga com problemas no envio de mensagens.

Sem muitos outros detalhes sobre o problema, tive que realizar um checagem da situação. Criei um e-mail com o domínio do cliente e realizei testes sobre o mesmo. Todos os e-mails eram recebidos, só havia problema com o envio deles. Tirando o envio para domínios como o Yahoo, para os outros a mensagem de e-mail voltava com o seguinte erro:

“This is the mail system at host cpro6759.publiccloud.com.br.

I’m sorry to have to inform you that your message could not be delivered to one or more recipients. It’s attached below.

For further assistance, please send mail to postmaster.

If you do so, please include this problem report. You can delete your own text from the attached returned message.

The mail system

<[email protected]>: host
mx.a.locaweb.com.br[186.202.4.42] said: 550 5.7.1 Service unavailable;
client [186.202.62.218] blocked using zen.dnsbl (in reply to RCPT TO
command) “

Tentei mexer nos DNS’s, reconfigurar o Posfix, mas nada. Até que resolvi prestar atenção na mensagem de erro. Me chamou a atenção em “blocked using zen.dnsbl“. Fiz uma pesquisa no Google e encontrei vários conteúdos sobre bloqueio de envio, até que cheguei ao site Spamhaus. “Spamhaus rastreia remetentes e serviços de spam na Internet, oferecendo segura proteção anti-spam em tempo real para redes de Internet, e trabalha com aplicação da lei para identificar e perseguir spammers em todo o mundo.” Na área de remoção da lista de bloqueio, encontrei o IP do nosso servidor em uma das listas de bloqueio. Fui seguindo os links para realização do desbloqueio e descobri que o motivo do bloqueio era a má configuração do servidor.

O hostname do servidor ainda estava como localhost.localdomain, o que tornava o servidor suspeito. A correção foi facilmente realizada pelo Plesk. Após uma ou duas horas, o envio de e-mail estava funcionando perfeitamente.

silvio

Sobre Silvio Tenfen Junior

Desenvolvedor Web com 5 anos de experiência. Especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerces com plataforma Magento. Trabalho também com desenvolvimento de Sistemas, integrações com ERPs, soluções de pagamento (Cielo, Rede, PagSeguro) e gerenciamento de sistemas em ambiente Cloud (Linux, Amazon Web Services).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">