Exportar e Importar banco de dados no MySQL

Outra dica rápida (ou nem tanto) para quem possui acesso SSH ao seu servidor de hospedagem.

Atualmente tive problemas em importar banco de dados pelo PhpMyAdmin. A hospedagem tinha um limite de upload de 2 MB pelo qual eu não conseguia aumentar esse valor pelo php.ini de jeito nenhum. O banco que precisa importar era maior que isso. Quando compactado como zip ou tar.gz ficava dentro do limite, mas quando importava no PhpMyAdmin algum erro acontecia.

Resolvi então partir para a linha de comando. Fiz o upload do arquivo do banco por FTP e via SSH executei o comando para importação:

E pronto! Abaixo deixo também o comando de exportação:

É isso aí! Até mais!

Atualização: 17/02/2012

Se você precisa realizar backup de todas as bases de um servidor de banco de dados MySQL, recomendo a leitura do artigo Fazendo backup das bases de dados do MySQL publicado por Carlos E. Morimoto no Hardware.com.

Atualização: 06/09/2013

Se não possuir acesso FTP e/ou SSH à hospedagem você pode executar o comando em seu computador mesmo, bastando apenas informar o host com o parâmetro -h de onde o banco está rodando:

Fonte: http://www.weblibre.com.br/exportando-e-importando-banco-de-dados-no-mysql-pela-linha-de-comandos/

silvio

Sobre Silvio Tenfen Junior

Desenvolvedor Web com 5 anos de experiência. Especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerces com plataforma Magento. Trabalho também com desenvolvimento de Sistemas, integrações com ERPs, soluções de pagamento (Cielo, Rede, PagSeguro) e gerenciamento de sistemas em ambiente Cloud (Linux, Amazon Web Services).

1 comentário em “Exportar e Importar banco de dados no MySQL

  1. DENIS

    Você pode verificar Valentina Estúdio ferramenta gratuita, que eu acho que é muito superior a outras ferramentas de GUI
    http://www.valentina-db.com/en/valentina-studio-overview

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">