Solução Final para Dual Boot UEFI com Windows 8 e Ubuntu

Ultrabook HP 14-b080br

Ultrabook HP 14-b080br

Comprei um computador novo, um incrível ultrabook HP 14-B080BR com Intel Core i5 e Windows 8. Como um usuário avançado a primeira coisa que fiz foi reformatar a máquina (afinal não preciso da maioria dos aplicativos desnecessários que são instalados pelo fabricante) e claro: configurar o dual boot do Windows 8 e Kubuntu 12.04 (em suas respectivas versões de 64 bits). No começo não sabia eu que isso seria tão complicado…

Pois é. Meu novo notebook utiliza uma nova tecnologia chamada UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). Ela veio para substituir a BIOS que é basicamente igual a BIOS dos computadores de 25 anos atrás com poucas atualizações consideráveis. Uma das vantagens mais notáveis destacadas pela UEFI é a possibilidade de ligar o computador em poucos segundos.

Procurei artigos na Internet de como realizar o dual boot e percebi logo de cara que “o negócio era tenso”. É claro que eu já sabia realizar dual boot, porém em máquinas de 32 bits baseadas em BIOS e MBR.

Basicamente os artigos que utilizei foram esses:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Dual-boot-UEFI-Ubuntu-e-Windows-8
http://pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-com-windows-8-e-ubuntu-12-10-uefi/
http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/11/22/uefi-dualboot-windows-8-com-ubuntu/

Algumas coisas importantes foram aprendidas:

1. Desative a opção “Secure Boot” da BIOS para não ter problemas para instalar o Linux.
2. Em computador baseados em UEFI a tabela de partições do HD deve estar em formato GPT.
3. Não consegui bootar o DVD de instalação do Windows 8. Apenas pelo pendrive (com sua tabela de partições em GPT também).
4. Desativar a opção “Legacy Mode” não desativa a UEFI (como eu achava), pelo menos no meu notebook ele apenas habilita o suporte para instalação de versões antigas do Windows.

Sim, instalei o Windows e Kubuntu com sucesso usando as dicas dos links acima (mas seguindo especificamente as dicas do pplware que é bastante detalhado, incluindo prints de tela). Mas independente das minhas tentativas não consegui instalar o GRUB como o gerenciador de boot, mesmo usando o boot-repair. Simplesmente iniciava o Windows direto. Tentei utilizar o gerenciador de boot do Windows para iniciar o Kubuntu, configurando com o BCDEdit, o Visual BCD Editor, etc. Com o BCDEdit não iniciava o Kubuntu e com o Visual BCD acabei estragando a inicialização do Windows.

A solução veio para mim quando um dia li o artigo My experiments with multi-boot selection with UEFI boot manager de J.A. Watson do ZDNet. A solução dele é simplesmente enganar a inicialização do Windows.

Antes de continuar quero lembrar que apesar dessa solução ter funcionado para mim, eu não me responsabilizo pelos problemas que vier a acontecer em seu computador. (Você deve ter lido que alguns notebooks da Samsung com UEFI morrem ao iniciar o Linux).

Apesar de não conseguir instalar o GRUB ou configurar o gerenciador de boot do Windows, ainda assim conseguia iniciar o Kubuntu por um caminho alternativo. Pressionando F9 na inicialização do computador, eu era redirecionado para o tal Boot Manager.

boot_manager

Selecionando a opção Ubuntu ou ubuntu o computador iniciava o Kubuntu que havia instalado anteriormente. Tudo bem… Legal… Bacana… Mas tinha que pressionar F9 ao ligar o computador toda vez que queria usar o Kubuntu.

Lá no Kubuntu ou no Ubuntu (que provavelmente deve ser o seu caso) existe a pasta “/boot/efi”. Essa pasta é uma montagem da segunda partição que é exigida na instalação do Windows 8. Entre agora na pasta “EFI”. Lá você deve encontrar as pastas “Boot”, “Microsoft” e “ubuntu”. Dentro dessas pastas existem arquivos binários com extensão EFI. Esses arquivos são os responsáveis pela inicialização. Para iniciarmos o GRUB ao ligar o computador basta trocarmos o arquivo EFI que inicia o Windows pelo arquivo EFI que inicia o Kubuntu ou Ubuntu (que na verdade é o binário do GRUB). Também guardamos o arquivo EFI do Windows para caso tenhamos problemas.

1. Entramos na pasta do Windows:

2. Criamos um cópia de segurança do arquivo EFI do Windows.

3. Copiamos o binário do GRUB da pasta Ubuntu para a pasta do Windows com o mesmo nome do arquivo EFI do Windows.

4. Reiniciamos o computador para verificar se deu certo. ;-P

Observação: se iniciar direto o Kubuntu ou Ubuntu (sem aparecer a opção para iniciar o Windows) tente rodar o boot-repair para resolver.

Fonte:
http://www.zdnet.com/my-experiments-with-multi-boot-selection-with-uefi-boot-manager-7000013627/

silvio

Sobre Silvio Tenfen Junior

Desenvolvedor Web com 5 anos de experiência. Especializado em desenvolvimento de Sites e E-commerces com plataforma Magento. Trabalho também com desenvolvimento de Sistemas, integrações com ERPs, soluções de pagamento (Cielo, Rede, PagSeguro) e gerenciamento de sistemas em ambiente Cloud (Linux, Amazon Web Services).

39 comentários em “Solução Final para Dual Boot UEFI com Windows 8 e Ubuntu

  1. Willamys

    Parabéns pelo artigo, poderia me esclarecer uma duvida, uso (melhor usava) o ubuntu 13.10 como meu unico sistema de minha maquina que também é um HP, ao instalar um programa acabei por danificar os arquivos de inicialização e com isso o ubuntu não iniciava automaticamente, minha solução temporária foi a mesma que a tua, pelo BootManager, e infelizmente minha unica solução definitva é reinstalar o ubuntu, essa é a segunda vez que reinstalo e dessa vez resolvi instalar de volta o windows 8, assim imagino que conseguirei usar outras distros, entretanto ainda almejo em usar unicamente o ubuntu, sem dual boot, enfim quero saber se ao fazer esse procedimento conseguirei usar unicamente o ubuntu ou qualquer outra distro.

  2. joao

    segui os passos indicados mas o boot-repair parece dar erro.

    o grub aparece e consigo logar no ubuntu normalmente mas quando faço a escolha do win8 ele volta para o mesmo ponto de escolha no grub.

    devo fazer mais alguma alteração para ele localizar inicialização do win8?

    obrigado

    • Oi João. Eu acredito que seja necessário revisar as configurações do GRUB para inicialização do Windows. Ou verifique se o Windows não está falhando e reiniciando o computador. Nesses casos talvez seja necessário reinstalar o Windows.

  3. Leandro Henrique

    Tenho essa mesma máquina mas não tava conseguindo fazer funcionar.
    Eu tentei instalar o Ubuntu 14.10 64 bits umas 5 vezes, mas o Ubuntu nunca era listado quando eu apertava F9.

    A “solução” que eu encontrei foi instalar a versão 12.10 mesmo. Depois eu usei o boot-repair, só que quando apareceu a mensagem perguntando se eu gostaria de ativar o WinEFI, eu coloquei NÃO.

    Pra mim tá de boa porque só uso o Ubuntu pra trabalho.
    Valeu aí pelas dicas. Um abraço. \o/

    • Legal! Obrigado por compartilhar!

      • carlos machado

        Cara eu instalei o ubuntu na máquina lenovo com win 8, abriu o grub entrei no linux na boa, quando fui entrar no win8 deu a seguinte mensagem de erro: file: \boot\bcd status: 0xc000000e
        Ai o win 8 não suspendeu de jeito nenhum, linux suspendeu, apareceu um grub com os dois sistema lá, mas o win8 não funcionou de jeito nenhum. Fui na bios para retornar ao modo padrão, ai o windows voltou normal sem nenhum problema, nem reclamou. O que aconteceu cara?

        • Bom dia, Carlos. No meu caso quando isso acontecia eu me obrigava a reinstalar o Windows. Eu percebi depois de algumas tentativas que o Windows instalado como UEFI funciona apenas com o UEFI habilitado. Da mesma forma que o Windows instalado como BIOS funciona apenas com o BIOS Legacy habilitado. Se trocar a opção padrão na Setup, o Windows dá erro. Você precisa escolher qual deles vai manter habilitado (BIOS ou UEFI) e depois reinstalar o Windows (se for necessário).

          • Gustavo

            O meu problema aqui é o seguinte tenho um notebook lenovo i7 que esta com win 8 e secure boot, instalei o ubuntu 14 seguindo todos os passos, aparece no grub o ubuntu e o win8 mas quando clica no win 8 ele não encontra o caminho, tentei baixar o boot-repair mas ele não instala, ja verifiquei que ele não consta naquele repositório indicado.
            Então tenho que ir no setup:
            Com boot seguro marcado sobe windows direto e nem aparece o grub
            Com boot seguro desmarcado sobe o ubuntu e o windows não encontra o caminho.

  4. Rafael Senhorinho das Luzes

    FICA A DICA

    minha alternativa para dar boot no grub foi mais simples usando os próprios recursos do EUFI

    eu troquei a prioridade de boot do sistema para o ubuntu e depois o windows, assim o grub entra primeiro, caso de problema e o grub seja corrompido o windows manager é acionado

    • Rafael Senhorinho das Luzes

      a prioridade de boot foi trocada na propria bios esqueci de mencionar isso

      • Boa noite, Rafael,
        Seu computador também é da marca HP? Gostaria de compartilhar com mais detalhes o que você fez? Como é apresentado para você as prioridades de boot?

        • Rafael Senhorinho das Luzes

          é um Acer Aspire E1-572-6_BR648 (BIOS contendo senha de administrador para liberar as opções de boot)

          Eu instalei o UBUNTU via pendrive enquanto o boot ainda estava em modo legacy, após a instalação eu troquei de volta para EUFI e desativei a segurança (depois de ver o seu blog) e por medo de matar meu notebook fiquei dando boot pela seleção de boot (F12), no dia posterior a solução para boot me ocorreu pois meu pendrive aperecia com o nome do boot do instalador do ubuntu então eu voltei na bios e constatei que o ubuntu estava na lista porem atras do windows manager, então eu o coloquei a frente do windows boot manager e o grub se tornou padrão.

          imagens mostrando como esta as configurações de BOIS

  5. StreamOS

    Tenho esta mesma máquina, por favor, faça um vídeo passo-a-passo explicando os processos.

  6. StreamOS

    *HP 14b080br

  7. Junior

    Boa tarde!
    No meu HP aconteceu que o grub subiu e com as opçṍes de ubuntu e windows, como esperado.
    Porém quando seleciono o Windows, o grub me retorna que o arquivo da pasta de boot está inválido e retorna ao menu.
    Eu preciso demais do windows, não posso formatá-lo.
    O que posso fazer?

    • Me parece que o Grub não identificou corretamente a partição do Windows. Se for o caso, no Linux, instale e rode o boot-repair.

      Caso não dê resultados você ainda poderá reverter as configurações anteriores do boot para usar o Windows, realizando os comandos inversos do post (pois você fez um cópia de segurança do bootmgfw.efi):

      # cd /boot/efi/EFI/Microsoft/Boot
      # mv bootmgfw.ms bootmgfw.efi

      Logo após, ao reiniciar, o computador deve iniciar diretamente com o Windows.

  8. Junior

    Deu certo, era exatamente isso…vou me contentar com o f9 rsrs…
    Muito obrigado!!! 😀

  9. Gilson Silva

    Olá pessoal, comigo aconteceu o seguinte, três meses atrás comprei um Notebook Lenovo G400s e veio com Windows 8.1, então fiquei dois meses pensando se fazia ou não o dual boot antes da garantia acabar até que cansei de usar só o Windows e a primeira coisa que fiz foi desfragmentar todas as partições do Windows e da Lenovo e então diminui a partição do Windows e instalei o Ubuntu 14.04 em dual boot até ai tudo bem o Ubuntu reconheceu o Windows e eu entrei logo de cara no Ubuntu para testar e estava tudo bem, depois eu reiniciei o Ubuntu para entra no Windows e veio a surpresa deu erro no Windows e ele não iniciou então eu entrei na Bios UEFI e desativei o secure boot e deixei a inicialização UEFI ativada e salvei as configurações e sai quando voltou para o Grub fui logo no Windows ai ele iniciou normalmente com secure boot desativado, agora eu deixei com o secure boot desativado e toda vez que o computador liga eu escolho com qual quero iniciar de boa, único incoveniente é uma mensagem que fica no lado direito do Windows dizendo que a inicialização segura não está configurada corretamente porque eu desativei o secure boot, no mais o Windows funciona 100% e eu posso usar os dois com o secure boot desativado. Um grande abraço Silvio Tenfen Junior e valeu pela dica pois está muito bem explicativo parabéns.

  10. Manoel Andrade

    Ontem fiquei umas 03 ou 09 hs instalando o UBUNTU 14.04 ou o Zorin e não consegui configurar de maneira alguma para o pc me dar a opção de boot pelo linux ou pelo windows 8.1, li diversos tutorias e apliquei o que diziam e de nada adiantou. Agora a noite encontrei essas informações postadas pelo Silvio, li cuidadosamente e nesse domingo 05/10 (dia de votação) vou seguir esses passos e ver se consigo dar boot também pelo LINUX,,, (ufa,,,, que canseira!

    Na segunda postarei aqui o resultado.

    Grande abraço….. e obrigado pelas dicas.

    Manoel Andrade
    Curitba

  11. Manoel Andrade

    Não resisti esperar e resolvi o problema do DUAL BOOT (Windows 8.1 e o Ubuntu 14.04, fiz exatamente conforme as dicas do Rafael S. das Luzes. Fui na BIOS voltei a opção do Boot Mode para (UEFI) e em Secure Boot mantive (legacy)
    e coloquei a opção do Ubuntu antes da opção do Windows boot Manager.

    Problema resolvido,,, na inicialização aparece o GRUB e dá as opções de boot que desejar.
    Testei em ambos sistemas e não deu nenhum problema para a inicialização.

    Silvio e Rafael, muito obrigado por compartilhar essas informações.
    Grande abraço.

  12. Gabriel

    Silvio, primeiramente parabéns pelas explicações bem elaboradas!!
    Possuo este mesmo ultrabook (HP 14-080br), e meu problema ocorre sempre já na instalação do Ubuntu. Consigo dar boot pelo pendrive, utilizar o sistema live normalmente… mas na hora de instalar, fico sempre na etapa de selecionar discos/partições. Nenhum disco é identificado, sendo que o hd já está particionado, inclusive com o espaço não alocado para a devida instalação. E estranhamente, consigo acessar as partições windows através do nautilus. Você sabe o que pode estar acontecendo? Abraços.

  13. Vini

    Tentei instalar Ubuntu 14.04+Windows 7 Extreme e não deu certo!

    O meu HDD tem 500GB, queria 200GB p/ o Win7 e 300GB p/ o Ubuntu. Fiz a partição de 200GB e intalei o Win7. Funcionou bem. Mas quando tentei instalar o Ubuntu, a partição do Win7 não aparecia. Era como se ela não existisse e eu tivesse o HDD limpo, com 500GB.

    Alguém também teve esse problema? Como faço para retificar isso e conseguir o Dual Boot?

    Desde já agradeço a atenção.

  14. Giulianno

    Tive um problema parecido quandk tentei realizar o dual boot entre windows 8 e 7.
    Meu windows 8 morreu, a impressao que da é que nao existe mais UEFI no computador
    Ele possui na bios um modo de boot “windows 8” onde a uefi éhabilitada porem ele nao boota mais o s.o
    tambem nao boota por dvd nesse modo
    tentei acesso por cd de instalação e digitei todos os comandos conhecido sobre reescrever e refazer o bootsect, mbr, etc…
    Alem do que nao consigo realizar a recuperação via System Repair nem de nenhum outro jeito…

  15. yuri

    Ola estou com um problema com ASUS VivoBook X202E criei o pendrive boot linux, instalei o linux normalmente porem não aparares a opção de escolha de sistema operacional W8 ou linux entra direto no windows não tem opção nenhuma na bios alem do boot do windows . Auguem me ajuda??

  16. José

    Cara otimo tutorial e já havia feito a instalação com o win 8.1 e correu normalmente para os dois sistemas, mas win8 nao inicia quando colocada a opção secure boot mesmo desabilitando a opção legacy, o secure boot é enable ou disable a opção legacy é em outro menu da bios. Já atualizei o boot-repair e fiz tudo como informado e apareceu varias oçoes a mais de boot para o ubuntu,mas o win8 ainda nao inicia no modo secure boot da bios. teria algo que eu posa fazer? mais alguma dica? Grato

  17. Kempes J.

    Este procedimento, quase funciona 100% Acer Aspire E1-572-6_BR648.
    Se não tiver definida a senha de administrador da BIOS, ele não permite usar o Boot-repair. Mas também não é necessário.
    O setup da máquina oferece uma opção bastante interessante.
    Após definir a senha administrador da BIOS, fica permitido adicionar outros boots EFI.
    Daí pode-se adicionar o do *buntu e derivados. Depois disso dá para dizer qual é o boot EFI padrão (defini como sendo o do Ubuntu).
    Quando se precisa usar o Windows, é só dar F9 na inicialização e escolher.
    Essa situação me é útil, pois raramente precisarei usar o Windows.
    Se fosse mais comum, bastaria adicionar o Windows ao GRUB.

  18. Urbano

    Yuri, tbm estou com o mesmo problema seu. Tenho um notebook Asus X450LA, instalei o ubuntu, porém inicia direto o windows. Não aparece o grub. ALguem pode ajudar?
    abraço

  19. Alinne Silva

    No meu Acer E5-571-76K2, só precisei inserir a senha do supervisor da BIOS e consegui desabilitar o Security Boot. Depois disso, instalei o Linux Mint 17.1 em dual boot com o Windows usando um CD (o pendrive não foi reconhecido com o UEFI habilitado), nem precisei desabilitar o UEFI.
    Aqui o grub do Linux apareceu normal e com a opção de dar boot pelo Windows tb.
    Obrigada pelas dicas!

  20. Marcoto

    Eu estou tendo dificuldade para configurar o dual boot também. Os 2 Sistemas Operacionais estão instalados, usei o boot-repair, mas só reconhece o ubuntu e o system recovery do windows, mas o windows em si não. O que faço?

  21. Joao Luis

    cara meu caso e quase iqual ao seu a diferença e que tenho o windows 10, quero ter o windows 7 em dual boot com ubuntu. tenho esse mesmo notebook e meu grande problema e a alta temperatura, moro em Pernambuco em grau aki e muito quente o notebook ta nos 50°graus. Enfim… gostaria de saber se a alguma diferença de temperatura entre ubuntu e windows 8 ?

  22. Cristiano

    Mano, obrigado pelo post. Estava quebrando a cabeça para fazer o dual boot do Windows 10 com o Ubuntu 14.04. Meu notebook é um HP 1000-1460br. Sua dica funcionou direitinho, depois só precisei editar o Grub pois estavam aparecendo várias entradas para sistema, que na grande maioria eram opções de configuração e não S.O. Post nota 10, me ajudou muito. Obrigado!

  23. lutti

    O unico tutorial que funcionou no meu ultrabook hp com windows 10. Não segui até o final pois me contentei com a opção de fazer o boot pelo f9.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">